Ensinar as variedades da língua destacando a norma padrão.
Sequência Didática
Turma: 7ª Série
Ø
Selecionar uma música para iniciar a discussão
sobre as variedades da língua, partindo do interesse dos alunos, vamos levantar
questões para perceber a perspectiva dos alunos e quais são seus conhecimentos
prévios em relação a norma culta; ( É
muito importante estar atento a realidade dos alunos e perceber o que pode
chamar atenção deles, construindo assim um aprendizado mas eficaz)
Ø
Elaborar exercícios que façam os alunos entender
a importância de dominar as variedades da língua – Quadrinhos
Ø
Para fazer o aluno entender bem o motivo de
aprender a norma culta levar o trecho de livro didático Por Uma Vida Melhor :
Brasília - O livro Por
uma Vida Melhor foi
distribuído pelo Ministério da Educação (MEC) para turmas de educação de jovens
e adultos (EJA) em todo o Brasil. A publicação causou polêmica ao incluir frases com erro de
concordância em uma lição que apresentava a diferença da norma culta e a
falada.
Confira abaixo trechos
do livro sobre o assunto:
“É importante
saber o seguinte: as duas variantes [norma culta e popular] são eficientes como
meios de comunicação. A classe dominante utiliza a norma culta principalmente
por ter maior acesso à escolaridade e por seu uso ser um sinal de prestígio.
Nesse sentido, é comum que se atribua um preconceito social em relação à
variante popular, usada pela maioria dos brasileiros”
“'Os livro ilustrado mais
interessante estão emprestado'. Você pode estar se perguntando: ‘Mas eu posso
falar ‘os livro?’.’ Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da
situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar
e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de
correção de todas as formas linguísticas. O falante, portanto, tem de ser capaz
de usar a variante adequada da língua para cada ocasião”
“Na variedade
popular, contudo, é comum a concordância funcionar de outra forma. Há
ocorrências como:
Nós pega o peixe.
nós - 1ª pessoa,
plural
pega - 3ª pessoa,
singular
Os menino pega o
peixe.
menino - 3ª pessoa,
ideia de plural (por causa do “os”)
pega - 3ª pessoa,
singular
Nos dois exemplos,
apesar de o verbo estar no singular, quem ouve a frase sabe que há mais de uma
pessoa envolvida na ação de pegar o peixe. Mais uma vez, é importante que o
falante de português domine as duas variedades e escolha a que julgar adequada
à sua situação de fala.”
“É comum que se
atribua um preconceito social em relação à variante popular, usada pela maioria
dos brasileiros. Esse preconceito não é de razão linguística, mas social. Por
isso, um falante deve dominar as diversas variantes porque cada uma tem seu
lugar na comunicação cotidiana.”
“A norma culta existe tanto na linguagem
escrita como na linguagem oral, ou seja, quando escrevemos um bilhete a um
amigo, podemos ser informais, porém, quando escrevemos um requerimento, por
exemplo, devemos ser formais, utilizando a norma culta. Algo semelhante ocorre
quando falamos: conversar com uma autoridade exige uma fala formal, enquanto é
natural conversarmos com as pessoas de nossa família de maneira espontânea,
informal.”
(eles precisam
aprender a norma culta para ocasiões específicas e importantes na vida)
Ø
Após toda contextualização das variedades da
língua é preciso ensinar as regras dessa língua de uma forma lúdica e
significativa sempre considerando o interesse do aluno para assim obtermos uma
aprendizagem mais eficaz, mostrando ao aluno a importância de estarem
aprendendo todas essas regras.
Para uma aula diversificada vamos explorar as cantigas que a
grande maioria dos alunos conhecem, mostrando que a norma culta não é a mais
adequada em determinadas situações.
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