terça-feira, 22 de maio de 2012

Teorias do Texto - Analise da Conversação


Analise da Conversação


Contexto: Sala de aula, com crianças de 3 a 4 anos, conversa estimulada por uma professora através de perguntas.

Tema central: como foi o final de semana do aluno.

Abertura: Como foi seu final de semana? CA  para DE.

Parte central: relato de ter ido á praia e ao centro comercial.

Fechamento: contentamento com a pergunta inicial.


É uma conversação como sendo uma interação verbal centrada, que se desenvolve durante o tempo em que dois ou mais interlocutores voltam sua atenção visual e cognitiva para uma tarefa comum.


São Paulo – 2012

(Contexto: Professora pergunta aos alunos como foi o final de semana deles, dois respondem e falam suas histórias)

CA. Como foi seu final de semana?

DE. é:: eu/ eu comi pastel com pão de queijo

CA. Hãn pastel com pão de queijo!? Aonde!?

DE. éhé lá na paraia

CA. NA PRAIA! Cê foi pra praia? Quem foi pra praia com você?

DE. hun..hun eu encon...trei u:: Mateus lá na praia

CA. Dim encontrou o Mateus?

MA. Eu fui na praia

CA. Foi?

GA. Deu fui sabe onde que eu fui? ....agora é minha vez

CA. Pode falar

GA. Eu/eu fui na praia... ai: eu fui nada:  e eu fui na minha ()ai:: ... eu::: eu:: fui no shopi compá o têni du ben 10 ai::: eu .. ai ..com..prei hum hum bata/ bata hum batata que era do toy ai::  MA.[[ Você encontrou o Diego?]] eu fui na praia e eu encontrei uma baleia com o Diego com Mateus ... e: com Andé ai:: ... eu/eu EM.[[é sim Isabela, é SIM, é SIM]] o Pepe tava na praia também MA.[[Saiu um monte de polvo né?]] esse Pepe era bonzinho... e ele foi anda de tem comigo...i::: .. Ai: eu fui na/na na minha cama ai:: eu fui lá na minha casa nana

CA. AÉ? Que legal 


Bibliografia

Análise da Conversação –  Luiz A. Marcuschi


Nenhum comentário:

Postar um comentário